O Centro Empresarial de São Paulo (CENESP) foi certificado LEED v4.1 O+M em nível Gold, com 72 pontos, destacando-se pela operação e manutenção da performance ambiental da edificação.
Um empreendimento superlativo: conta com sete torres empresariais e um shopping, sendo o maior complexo empresarial da América Latina, com mais de 400 mil m² de área construída.
Na época de sua concepção e lançamento, há 50 anos, foi precursor de diversas inovações na construção, como os interandares.
“O Centro Empresarial de São Paulo nasceu da ousadia. Não somente por ser um exemplo inovador de arquitetura comercial e corporativa […] em busca de conforto, segurança e economia, muitas empresas se instalaram no condomínio. Não apenas pela modernidade de suas instalações físicas e custos competitivos, mas, principalmente, pelas inovações tecnológicas que ele oferece. Essas inovações representam tanto economia em custos diretos quanto indiretos, como manutenção e operação. Representam ainda acesso a tecnologias estratégicas ligadas diretamente aos negócios das empresas. Exemplo disso é o sistema de telecomunicações do Centro Empresarial, já considerado na época um dos mais modernos e eficientes do País. De lá para cá, o panorama não mudou: os investimentos em tecnologia continuam sendo norteados por um arrojado e contínuo projeto de modernização.”
Diferenciais do Centro Empresarial de São Paulo
- Pisos técnicos – os chamados interandares, que ficam entre todos os andares, funcionam como pisos técnicos superior e inferior, comportando toda a infraestrutura de cabos, dutos, lâmpadas e demais sistemas. Garantem flexibilidade e agilidade na instalação e manutenção dos conjuntos.
- Mobilidade facilitada – além do estacionamento com cerca de 4.500 vagas (3.000 cobertas), o CENESP disponibiliza bicicletário com capacidade para 64 bicicletas, vestiário e serviço de van para traslado até o metrô.
- Número de ocupantes – recebe diariamente cerca de 15 mil pessoas, número superior à população de mais da metade dos municípios do Estado de São Paulo.
- Valorização da natureza – possui 185 mil m² de área verde, incluindo um orquidário próprio para produção e cultivo de orquídeas, centros de convivência e jardins espaçosos que atraem os usuários para relaxar e interagir com a natureza.
- Referência em telecomunicações – com constante atualização do parque tecnológico, parcerias e treinamentos com os principais fornecedores, o CENESP se destaca pela segurança e qualidade na operação e manutenção de seu sistema de telecomunicações.
Certificação LEED O+M
Cinquenta anos após sua concepção, todos os aspectos do empreendimento foram avaliados para a certificação, com destaque nos seguintes créditos:
- Transportation Performance – realização de 300 pesquisas sobre deslocamento dos usuários, nível de satisfação com o espaço, limpeza, conforto, segurança e privacidade.
- Water Performance – instalação de sistema de reuso de água e aplicação de metodologias para repensar o uso, evitando desperdícios e reduzindo o consumo.
- Energy Performance – adoção de energias renováveis, como placas solares no jardim e energia eólica, além do uso exclusivo de lâmpadas LED. Também foram contratados parceiros para descarte adequado de lâmpadas, pilhas e baterias. Um marco importante foi a substituição do gás refrigerante por gás ecológico no sistema de ar-condicionado.
- Waste Performance – contratação de empresa especializada em gestão de resíduos sólidos, com relatórios de geração e descarte adequado. Desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e compartilhamento com todos os locatários para conscientização sobre segregação e descarte.
- Indoor Environmental Quality Performance – contratação de empresa especializada para avaliação de Compostos Orgânicos Voláteis Totais (TVOC) e Dióxido de Carbono (CO₂), certificando a qualidade do ar interior dos ambientes.