A Norma de Desempenho das Edificações Habitacionais (NBR 15575), publicada em 2013 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), introduziu novos conceitos à normatização brasileira, especialmente no que diz respeito ao comportamento em uso dos componentes e sistemas das edificações e à vida útil dos sistemas construtivos.
Mas, afinal, para que serve a NBR 15575 e quais as vantagens de implementá-la? Acompanhe este artigo e descubra como sua empresa pode se beneficiar — inclusive financeiramente — dessa norma que passou por atualizações significativas nos últimos meses.
#Nbr15575 #Sustentech
Qual é o objetivo da NBR 15575?
A NBR 15575 foi criada para atender às exigências dos usuários em relação ao desempenho dos sistemas que compõem as edificações habitacionais, independentemente dos materiais adotados ou do sistema construtivo utilizado.
Uma inovação importante da norma é seu enfoque voltado para o resultado — um conceito amplamente utilizado em padrões internacionais. A norma estabelece requisitos mínimos de qualidade que devem ser atendidos pela edificação após a conclusão da obra, considerando as necessidades do usuário ao longo de toda a vida útil do empreendimento.
O que a norma agrega para o setor?
A NBR 15575 melhora tecnicamente a qualidade e a oferta de moradias ao estabelecer critérios claros para avaliação do desempenho dos imóveis habitacionais.
Essas diretrizes:
-
auxiliam nas análises que impactam a aprovação e financiamento de empreendimentos;
-
contribuem para aprimorar os processos de execução, uso e manutenção;
-
ajudam a elevar o padrão mínimo de qualidade esperado pelo mercado.
Quais são as vantagens para os empreendedores?
Para o empreendedor, a implementação da Norma de Desempenho traz diversos benefícios. Entre eles:
-
Reputação fortalecida no mercado
Em um setor competitivo como a construção civil, oferecer um produto que comprova seu desempenho e qualidade perante o usuário torna-se um diferencial com maior valor agregado. -
Maior competitividade
A conformidade com normas técnicas assegura a qualidade dos materiais especificados e a manutenção do desempenho da edificação ao longo de sua vida útil, preservando o valor do patrimônio. -
Processos mais eficazes e alinhados às melhores práticas
A adoção da NBR 15575 certifica que os processos estão sendo executados com segurança, habitabilidade e sustentabilidade. -
Redução de perdas no processo construtivo
A norma contribui para minimizar retrabalhos, falhas e desperdícios durante a obra, aumentando a eficiência operacional.