Certificações de Sustentabilidade
As certificações de sustentabilidade tem por objetivo promover a transformação do setor de construção civil, pela avaliação das edificações com base em critérios como consumo de água, consumo de energia, geração de resíduos, uso de energias alternativas, restrição ao uso de materiais tóxicos, entre muitos outros.
A Sustentech atua junto a seus clientes fazendo o diagnóstico de seu projeto, as orientações técnicas para projeto e obra, a verificação do projeto em suas diversas fases, o acompanhamento de obra, o comissionamento e a submissão da documentação ao órgão certificador e o acompanhamento da auditoria, segundo os procedimentos aplicáveis a cada tipo de certificação, de forma a atingir o nível de certificação determinado pelo cliente.
-
Certificação LEED
O sistema LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), criado em 1993 pela organização não governamental United States Green Building Council (USGBC), é a principal metodologia de classificação para edifícios verdes utilizada globalmente. Com mais de 100.000 projetos em todo o mundo, incluindo cerca de 1.908 registros no Brasil, o LEED se destaca por promover práticas de construção que resultam em edificações saudáveis, eficientes e economicamente viáveis. Disponível para uma ampla gama de tipos de edificações, o sistema fornece uma estrutura completa para o projeto, construção e operação de espaços que não apenas atendem, mas também superam as expectativas de sustentabilidade.
-
Certificação AQUA - HQE
A certificação AQUA-HQE, originária da renomada certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environmentale), foi adaptada para o Brasil em 2007 pela Fundação Vanzolini, considerando aspectos culturais, climáticos, normas técnicas e regulamentações locais. Essa adaptação tornou a AQUA-HQE uma certificação internacional de alta qualidade ambiental, direcionada especificamente para atender às particularidades brasileiras. Atualmente, a AQUA-HQE é reconhecida mundialmente com mais de 230 mil projetos certificados, sendo mais de 700 desses no Brasil, abrangendo 15 estados e equivalendo a mais de 14 milhões de metros quadrados de área construída certificada até janeiro de 2022.
-
Certificação BREEAM
O sistema BREEAM (que em inglês significa Building Research Establishment Environmental Assessment Method), desenvolvido pelo BRE (Building Research Establishment), foi o primeiro sistema criado em 1990, na Inglaterra, que oferece um selo ambiental para edificações.
São mais de 2.3 milhões de edificações registradas em 93 países.
-
Certificação GBC CASA & CONDOMÍNIO
A Certificação GBC Brasil Casa & Condomínio® foi criada pelo Green Building Council Brasil, enfocando práticas sustentáveis específicas para edificações residenciais, tanto unifamiliares quanto multifamiliares. Atualmente, conta com mais de 100 projetos registrados no Brasil, destacando-se como uma força motriz para a transformação do setor de construção. O objetivo dessa certificação é encorajar a implementação de estratégias sustentáveis que contribuam para uma série de metas ambientais e sociais importantes, tais como a mitigação dos impactos das mudanças climáticas e a melhoria da saúde e bem-estar dos ocupantes.
-
Certificação EDGE
Lançada em 2014 como uma iniciativa de governos europeus e agora gerida pela International Finance Corporation (IFC), uma entidade do Grupo Banco Mundial, a certificação EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) é focada em promover a sustentabilidade nas construções. Ela se concentra em quatro critérios principais: consumo de água, consumo de energia, energia incorporada em materiais e emissões de CO2. EDGE visa facilitar e tornar acessível o processo de certificação, permitindo que empreendimentos consigam o selo ao alcançarem uma redução mínima projetada de 20% no uso de energia e água, bem como na energia incorporada nos materiais em comparação com um edifício padrão.
-
Etiquetagem PBE Edifica
A etiqueta PBE Edifica é um componente essencial do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), uma iniciativa desenvolvida por meio de uma parceria entre o INMETRO e a Eletrobrás, especificamente através do programa PROCEL Edifica. Esta etiqueta se destina a avaliar a eficiência energética de edificações em várias categorias, incluindo comerciais, de serviços, públicas e residenciais, tanto autônomas (casas e apartamentos) quanto multifamiliares e áreas de uso comum. O objetivo é fornecer uma métrica que ajude consumidores e construtores a entenderem o desempenho energético das edificações, promovendo assim a escolha por imóveis que contribuam para a eficiência energética e a sustentabilidade.
Nos consulte para soluções integradas ESG
Somos especialistas em sustentabilidade, tanto na técnica quanto na visão de negócio.