Otimização de Ativos Existentes
A otimização de ativos existentes é fundamental para criar eficiência operacional e reduzir custos sem comprometer qualidade ou segurança. Governança sólida garante processos claros para análise de desempenho, priorização de investimentos e gestão de riscos.
Essa abordagem permite prolongar a vida útil dos ativos, diminuir desperdícios e elevar o valor estratégico da infraestrutura, contribuindo para operações mais inteligentes e sustentáveis.
-
Otimização Energética
A partir da avaliação do consumo energético do empreendimento são propostas diversas estratégias de redução de consumo e geração de energia por meio de fontes renováveis, avaliando-se a viabilidade técnica e econômica das soluções aplicáveis.
Este trabalho requer a utilização de softwares especializados que permitem simular a eficácia de cada solução utilizando um modelo 3D da edificação.
-
Otimização Hídrica
Consiste na avaliação dos padrões de consumo do empreendimento e na proposição de estratégias de redução de consumo e obtenção de água a partir de fontes de menor custo.
A Sustentech executa o balanço hídrico do sistema, e propõe soluções para redução de consumo, avaliando a viabilidade técnica e econômica das alternativas aplicáveis.
-
Gestão de Resíduos Sólidos
O plano de gerenciamento de resíduos sólidos deverá especificar toda a infraestrutura, os equipamentos e os fluxos de gerenciamento dos resíduos sólidos que serão gerados durante a operação do empreendimento de forma extremamente otimizada, de maneira a favorecer a coleta seletiva para o correto beneficiamento dos resíduos e redução de custos da operação.
O desenvolvimento do plano busca os melhores sistemas e tecnologias para a gestão dos resíduos.
O objetivo do PGRS é evitar a contaminação e degradação do meio ambiente, em especial dos solos e corpos d’água, além de prevenir riscos à saúde dos usuários, e incômodos à vizinhança. -
Operação & Manutenção Sustentável
Prédios sustentáveis são hoje mais valorizados no mercado, principalmente pela redução de seus custos operacionais que variam em torno de 8 a 12%, com a redução média de 20 a 60% no consumo de água, 10 a 40% no consumo de energia, 70 a 90% dos seus resíduos, além de promoverem um aumento na produtividade dos seus usuários em até 16%.
A Sustentech avalia primeiro a situação atual do empreendimento e seus procedimentos operacionais. A seguir indica todas as melhorias necessárias, acompanha a sua implantação e monitora os indicadores, para garantir que os sistemas estão de acordo com o que foi projetado e, portanto, vão de fato atingir os benefícios esperados pelo cliente.
Nos consulte para soluções integradas ESG
Somos especialistas em sustentabilidade, tanto na técnica quanto na visão de negócio.